segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

DR. PERCY VARGAS DE ABREU E LIMA - BIOGRAFIA





Percy Vargas de Abreu e Lima, nasceu em Santana do Livramento no dia 12 de julho de 1905. Foi advogado, professor, jornalista, político e psicólogo em prol das classes menos favorecidas. Casado com Elma de Abreu e Lima, que da união nasceram a professora Madalena e o médico Pedro Paulo, costumava reunir-se com amigos em sua biblioteca para dissertar sobre novas obras e seus autores. De um lado, o cidadão profundamente humano e de outro, suas convicções baseadas no materialismo dialético, que ele abraçou em 1938, depois de muita ponderação. Lutou por um conjunto de reformas sociais que melhorassem as condições materiais e culturais de existência dos seres humanos. Ele lutou também contra o emprego da violência, e acreditou na humanidade e no semelhante.

Percy considerou inexata a afirmação de que tenha sido o introdutor do socialismo em Caxias ou em qualquer outro lugar. O Centro Cultural Tobias Barreto de Menezes, criado para que os trabalhadores pudessem ter aula à noite, gratuitamente, possibilitou o acesso à cultura para todos que o freqüentavam. Não era um centro de doutrina das idéias socialistas, mas tratava de disseminar cultura geral.

Faleceu aos 67 anos no ano de 1973. As homenagens que fazia Percy a tantos vultos de nossa história, no Centro Cultural Tobias Barreto de Menezes, acabaram sendo reconhecidas anos mais tarde, pois a nossa Casa da Cultura possui o nome de Percy Vargas de Abreu e Lima, onde resgatamos a importância deste cidadão para a cultura de Caxias do Sul, Rs, onde faleceu;

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SENADOR SINON CRITICA REPRESSÃO EM BRASILIA

Simon critica repressão em Brasília e analisa projeto anti-corrupção


Surpreso com a violência policial com que foram reprimidos os manifestantes contra o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) decidiu fazer um discurso sobre o assunto hoje.

Além de criticar a repressão ao ato público que pedia a saída de Arruda, Simon vai comentar também o projeto do governo que torna a corrupção crime hediondo.

O senador é autor de propostas que impedem o registro de candidatos com ‘ficha suja’; e, ontem, teve aprovada por unanimidade no plenário do Senado, um pedido para que um pacote anti-corrupção seja votado ainda neste ano.

Assessoria de Imprensa
10/12/2009