quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FOTO DO PRESIDENTE GETULIO VARGAS


PRESIDENTE DR. GETÚLIO DORNELES VARGAS, DR, BELETOFONTES DE ALBURQUERQUE - PRETEITO DO MUNICÍPIO DE SÃO GRANCISCO DE PAULA, RS E
UM OUTRO CIDADÃO QUE DESCONHEÇO - FOTO TIRADA EM SÃO BORJAS RS, NA FAZENDA DE GETÓLIO, NA DÉCADA DE 40.

VELHA CRIADA

O Desembargador Gaúcho Mário Boa Nova Rosa, de saudosa memória, em certa oportunidade disse:
"Empenhamo-nos, ao menos, para que não se ande a repetir em nosso meio o que Anatole France escrevia de sua velha criada: "surda como um saco de carvão e lerda como a justiça.""

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LADRÕES

Não são só os ladrões que cortam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões, que mais própria e dignamente merecem este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das provícias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubaram e desprofanaram os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos. Os outros furtam debaixo de risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam , sãoenforcados, estes furtam e inforcam.
Diógens, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas e ministros da justiça, levavam a enforcar uns ladrões e começou a bradar:
"la vão os ladr~es grandes enforcar os pequenos".
Ditosa a Grécia, que tinha ral pregador!
E mais ditisas as coutras nações, se nelas não podecera a justiça as mesmas afrontas.
Quantas veze se viu em Roma ir enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e no emso dia ser levadd, em triunfo, ao consul un dutador por te roubado uma provpincia!
E quantos ladrões teriam enforcad estes mesmos ladrões triunfantes?
Texto extraído dos Sermões de Vieira.

sábado, 24 de outubro de 2009

MATURIDADE



Quem é você?
Personalidade determina longevidade, diz estudo
Por Maria Fernanda Schardong
23/10/2009


A sua personalidade e o modo como encara a vida podem determinar quantos anos você viverá. A conclusão é do estudo americano intitulado New England Centenarian Study. Segundo o estudo, pessoas menos ansiosas e tensas, quando comparadas a outras gerações mais temperamentais, podem chegar ao centenário. O conselho dos especialistas é simples: leve a vida com mais alegria e menos preocupação. O estudo analisou as características de 246 pessoas, todas descendentes de pessoas centenárias e com idade de até 75 anos. A partir de um teste de personalidade, os pesquisadores concluíram que, além da herança genética que propicia uma vida mais longa, todos os participantes tinham traços de personalidade em comum: eram menos ansiosos e preocupados. Além disso, ficou comprovado que a taxa de mortalidade entre os descendentes é 120% menor do que a média da população. Para o psicólogo e especialista em gerontologia pela Uerj, Wallace Hetmanek, algumas características melhoram a interação com outros, proporcionado uma vida mais longa. “Podemos destacar a assertividade e a empatia, como componentes centrais das habilidades sociais, pelos ganhos que se pode obter através dessas duas características. E para quem julga ter pouco de alguma das duas, não há crise ou problema, pode-se treinar a qualquer momento e tentar ser mais feliz”, acredita ele. Quem vive mal-humorado, se estressa com facilidade e, principalmente, fica preso a acontecimentos do passado pode perder alguns anos, segundo a psicóloga e professora da PUC - Rio, Tereza Erthal. “Para essas pessoas, a vida se torna um fardo duro de suportar e, consequentemente, o tempo de duração fica reduzido, proporcional as suas preocupações. Tais pessoas não vivem o presente, mas o passado que não foi bem resolvido ou o futuro que causa apreensão. A melhor forma de viver é no aqui e agora”, aconselha Erthal. O estudo destaca também a facilidade com que as mulheres se sociabilizam, sendo mais agradáveis que os homens. A psicóloga da PUC concorda e acredita que o sexo feminino está no caminho certo. “As relações sociais são muito importantes para podermos aprender mais sobre nós mesmos e sobre os demais. A partir da interação com pessoas, formamos conceitos, criamos valores, descobrimos as diferenças e semelhanças"."Aceitação é a palavra chave e isso é viver mais e melhor”, destaca ela. Chegar aos 100 está cada vez mais fácil, e a Medicina está aí para ajudar quem deseja chegar ao centenário com saúde e qualidade de vida. Entretanto, Wallace faz uma ressalva importante: não é só a sua personalidade que vai determinar quantos anos você viverá. “Avalio o processo de envelhecimento como majoritariamente heterogêneo, no qual a genética, os hábitos de vida e outros fatores influenciam muito, mas que por hora, parece que existe mais "aleatoriedade" do que qualquer outro fator recém descoberto” finaliza o psicólogo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

INGRATIDÃO DOE

A ingratidão doe,

mas,

tem geito.

Agora,

o que

doe muito mais

é o remorso

que o

ingrato guardará no peito.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CUSPINDO NO PRATO ...

Millor Fernandes


Muita gente por ai,

que fala em

corrupção,

está

apenas cuspindo

no prato em que

não comeu.
;
.,

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA




DESTES, GARANTO, NÃO É....
TODOS OS DIAS É O DIA DELES...
PASSAR FOME...
USAR DROGA...
PASSAR FRIO...
DORMIR NA CALÇADA...

ONDE ESTÃO OS RESPONSÁVEIS...?
QUEM SÃO...?



"Poema" - Meninos de Rua

De: André Prado

A burguesia nobre
Esquece dos garotos pobres
Deitados nas calçadas
Crianças mal amadas
Olhos bem fundos
Sonhos profundos
Ao relento pertencem
Quando ficam doentes
Dormem ao frio
Tomam banho no rio
Imploram clemência
Recebem dormência
Deles ninguém querem saber
E nem vê-los crescer
Sem pais semprem viveram
Desde o dia em que nasceram
Meninos de rua
A verdade nua e crua
São apenas lembrados
Em campanhas eleitorais
Quando se revoltam
E com fome alguém roubam
Pessoas alegam impunidade
Combatendo-os com crueldade
Onde estão os omissos psicólogos?
Ou os falsos sociólogos?
Constroem um país sem identidade
Dilacerando toda a humanidade
Onde estão os políticos?
Para cuidar dos aflitos
Com impostos rotineiros
Roubam muito dinheiro
Agora observo triste flagelo
Não enxergo nada belo
Vejo meninos caquéticos
Algo nada estético
Caminho pelas noites de inverno
Não encontro ninguém fraterno
Sempre à luz da lua
Encontro mais um menino de rua
Onde está a sociedade?
Que alega fazer caridade
Seus corações enrijecidos
Esquecem dos excluídos
Onde estão os cristãos?
Que da igreja não saem!
Estes meninos são nossos irmãos!
Por que ao vê-los se retraem?
www.weebprado.cjb.net

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ESTOU PROCURANDO





QUANDO ENCONTRAR, REVELO....